Por Jó Rissato
O bom atendimento ao cliente é fundamental em qualquer negócio, mas nas farmácias de manipulação ele precisa ir além da cordialidade e da venda propriamente dita. Quem vai a um estabelecimento do tipo busca saúde e beleza, e para isso é preciso ter empatia.
Empatia é o poder de colocar-se no lugar do outro, compreendendo assim suas expectativas e anseios. Ao atender um cliente em uma farmácia de manipulação, o balconista precisa compreender o atual estado emocional dele e saber como lidar com ele para que a venda seja efetivada de forma satisfatória para ambos – empresa e consumidor.
A peça fundamental para que esse processo seja um sucesso é, sem dúvida, o seu balconista, já que é ele quem se relaciona diretamente com o cliente, dando informações e solucionando dúvidas quando necessário. É ele quem faz o elo entre a sua marca e o coração do seu freguês, que se bem atendido, tende a voltar mais e mais vezes.
Quer saber mais sobre a importância do balconista no atendimento ao cliente? Então acompanhe-nos no post de hoje!
Atendimento ao cliente em todo o seu potencial
Um bom atendimento em farmácia de manipulação traz consigo não só a empatia e o poder de convencimento na hora da efetivação da venda, já que a pessoa que vai até ela, em geral, já tem bem definidos os seus objetivos de compra. Para ir além da venda simples, é o balconista quem deve ter o feeling para oferecer outros produtos que sejam do interesse do cliente, todos alinhados com a compra inicial. Quer um exemplo? O consumidor vai até a farmácia para comprar um filtro solar para o corpo. Sabendo desta necessidade, é o balconista quem ofertará produtos como pós sol para não irritar a pele, um creme hidratante e por aí afora.
Além disso, é também o balconista quem informará o cliente sobre possíveis promoções, adesões a clubes de fidelidade e vantagens que a sua farmácia de manipulação possa oferecer. Ou seja, ele será a pessoa mais informada dentro do estabelecimento para firmar um vínculo com o cliente e assim fidelizá-lo.
Em uma farmácia de manipulação, o papel do balconista se mostra ainda mais importante, pois um medicamento recomendado para manipulação requer conhecimentos bem mais específicos. Se o cliente tiver alguma dúvida, esse profissional deverá solucioná-la de imediato, passando credibilidade e confiança no que disser.
E como ter um balconista com todas essas qualidades?
Para ter um balconista que atenda a todas as expectativas, você precisa treiná-lo e capacitá-lo para o trabalho, dando-lhe condições de aprender sobre o seu negócio e desenvolver uma postura adequada no atendimento ao cliente.
Assim como o balconista, os outros profissionais que trabalham na sua farmácia têm papéis estratégicos e importantes, por isso devem ser reconhecidos da mesma maneira. Um bom ambiente de trabalho contribui para o bom atendimento, formando uma cadeia de valor que nunca se acaba.
Viu como o balconista é essencial para a sua farmácia de manipulação? Invista na capacitação desse profissional e volte ao blog para nos contar como está o seu atendimento ao cliente! Até a próxima!
FIQUE ATUALIZADO
Insira seu email e receba gratuitamente nossos conteúdos do blog!
