Quantas vezes você deixou de realizar uma compra porque o vendedor se mostrou desinteressado em vender, apático e com pouca disposição para o atendimento? O ato da compra acontece através da interação entre ambas as partes: não basta que o cliente esteja interessado em comprar, é preciso que o vendedor esteja engajado em vender.
Postura ereta
Um vendedor que fica curvado e escorado no balcão inevitavelmente passa uma imagem de cansaço, desleixo e falta de profissionalismo. Uma postura ereta, ao contrário, passa a imagem de firmeza, compromisso e determinação. Através da postura corporal você será capaz de atrair clientes e ganhar a confiança deles, de modo que o que será dito por você será levado em conta, incluindo a apresentação de outros produtos que o cliente possa se interessar.
Sorriso/bom humor
Quando o cliente chega diante do balcão da farmácia, a primeira coisa que ele vê é o rosto de quem está atrás do balcão.
Portanto, receber o cliente com um leve sorriso no rosto e uma expressão de leveza e satisfação irá deixá-lo mais à vontade para solicitar o que precisa, tirar dúvidas e até mesmo ir em busca de novos produtos.
Ao contrário, um vendedor com uma expressão fechada e raivosa apenas irá repelir os clientes, que podem não realizar compra nenhuma e ir em busca de quem os trata com um humor melhor!
Linguagem objetiva
Corpo calmo
Ao receber um cliente você deve demonstrar com seu próprio corpo que você está calmo e tranquilo para atendê-lo. Isso significa não estar com os ombos tensos, não fazer movimentos repetitivos com as mãos, não ficar estalando os dedos, não ficar batendo um objeto no balcão e não desviar o olhar para outro ponto enquanto ele fala. Todos esses sinais demonstram insegurança e nervosismo, o que fará o cliente também se sentir tenso e recuar diante da compra.
Braços relaxados
Receber um cliente com os braços cruzados passa imediatamente a impressão de que ele está na defensiva, fechado e com pouca disposição para atender clientes.
Essa simples postura pode colocar tudo a perder, fazendo com que o cliente procure outro vendedor ou diga que volta mais tarde, sem nunca mais aparecer!
Esteja, portanto, com os braços apoiados no balcão ou com os braços rentes ao corpo, relaxados. Os clientes se sentirão mais à vontade com você!
E então, o que achou de nossas dicas sobre linguagem corporal para vender mais? Como dizem alguns estudos e como nós conseguimos perceber, o corpo fala e emite muito recados. Saiba utilizar seu corpo a seu favor para receber bem os seus clientes e aumentar as suas vendas. Qualquer dúvida, escreva pra gente!
FIQUE ATUALIZADO
Insira seu email e receba gratuitamente nossos conteúdos do blog!
