Vários estabelecimentos empresariais buscam adquirir suas certificações ISO (Organização Internacional de Padronização), com o objetivo de consolidar a qualidade de seus produtos e serviços, bem como de assegurar que o consumidor esteja ciente de sua credibilidade no mercado.
Entenda a certificação ISO
Há várias certificações ISO. A principal delas é a ISO 9001, que atesta que determinado estabelecimento comercial seguiu as recomendações dessa organização internacional quanto à qualidade de seus produtos e serviços. Para verificar e atestar esses padrões de qualidade, a ISO realiza auditorias anuais dos sistemas de uma empresa, por meio de uma equipe externa especializada nessa função. Se todos os requisitos e condições de qualidade forem cumpridos, a organização renova o seu certificado.
Há, ainda, certificações de outra natureza, como a ISO 14001, que serve para atestar a qualidade de sistemas de gestão ambiental. Algumas farmácias têm buscado essa certificação para promover a proteção ambiental e a prevenção contra a eliminação de resíduos poluidores.
Padronização de processos
A padronização de processos em um ambiente organizacional diz respeito àquelas atividades-chave de uma empresa, que afetam diretamente o produto e, consequentemente, o consumidor final. No caso de farmácias, esses processos podem estar relacionados ao atendimento, à realização de manipulações de medicamento, ao armazenamento de produtos, etc. O objetivo é adequar sua farmácia a um padrão internacional de prestação de serviços e de oferta de produtos.
Monitoramento e medição de processos
Esses processos em curso na sua farmácia devem ser mensuráveis, justamente para que seja possível monitorá-los, verificar melhoras e eventuais necessidades de reformulação. Por exemplo, se o processo está relacionado à manutenção de estoques, sua farmácia deve conter um sistema de controle, seja em relação à entrada e saída de produtos ou em relação à qualidade dos mesmos.
Implementação de sistemas de registro
Essa dica tem a ver com o passo anterior, já que a necessidade de manutenção de sistemas de registro serve como base para o monitoramento e medição de processos dentro de sua farmácia. Os registros referentes aos processos (clientes, estoques, vendas, etc.) devem ser mantidos e implementados de forma a garantir o acompanhamento e a rastreabilidade dessas atividades dentro da farmácia.
Inspeções de qualidade
Todo estabelecimento comercial deve ter inspeções frequentes de qualidade. Elas devem evidenciar falhas e apontar para a direção de ações corretivas, caso seja necessário. No caso de um laboratório de manipulação em seu estabelecimento, por exemplo, é necessário inspecionar a qualidade das matérias-primas, dos produtos finais, do controle de esterilização e higiene de equipamentos, entre outros aspectos.
Revisão sistemática de processos
Todos os passos anteriores servem também para evidenciar para a direção da farmácia a necessidade de rever e reformular alguns procedimentos internos. Por exemplo, pode haver falhas no serviço de atendimento ao consumidor de sua farmácia, que podem ser facilmente sanadas por meio da implementação de procedimentos padronizados de encaminhamento e solução de demandas.
Para mais informações sobre os procedimentos administrativos de obtenção da certificação ISO, confira este link.
Que tal essas nossas dicas? Siga esses passos e consiga já a certificação ISO para sua farmácia!
FIQUE ATUALIZADO
Insira seu email e receba gratuitamente nossos conteúdos do blog!
