Sua farmácia já prioriza o atendimento? Saiba que você pode estar perdendo muitos clientes caso isso não esteja sendo feito.
Sabemos, por outro lado, que a área de atendimento exige um amplo suporte em qualquer empresa, principalmente do setor de recursos humanos. Isso não significa dizer que os esforços não valem a pena, afinal de contas, fidelizar clientes costuma sair até cinco vezes mais barato do que prospectar novos. Isso sem contar o fato de que, em alguns casos, até mesmo ações judiciais podem ser movidas contra a organização. Por isso resolvemos trazer aqui os 4 principais itens para o seu atendente realizar o melhor trabalho possível!
1 – Oferecer conhecimento sobre os produtos
É inconcebível que um atendente não conheça os produtos oferecidos pela sua farmácia, isso porque, se perguntado, deve responder de pronto sobre a sua disponibilidade e seus efeitos.
No entanto, tome cuidado. Evidentemente, em alguns casos pode ser que a resposta não esteja na ponta da língua, e é preciso que seu profissional entenda que a transparência é fundamental. Ofereça catálogos digitais ou físicos para os funcionários, evitando qualquer mal-entendido posteriormente.
2 – Ter boa apresentação
Em alguns casos de nada adianta ter um profissional extremamente preparado se ele não se apresentar apropriadamente. Por isso, certifique-se de que os profissionais da linha de atendimento tenham sempre uma boa apresentação.
Homens devem ter a barba feita e cabelos cortados, por exemplo, já que a sensação de limpeza e higiene devem ser transmitidas em quaisquer estabelecimentos com foco na área de saúde. As mulheres, de preferência, com os cabelos presos e asseados. Uniformes também são necessários para transmitir credibilidade e profissionalismo.
3 – Demonstrar empatia e simpatia
Sim, é muito difícil treinar funcionários para se colocarem no lugar dos consumidores nas situações cotidianas, ou, ainda, para que façam uma abordagem simpática e agradável.
Por isso, essas qualidades devem ser identificadas entre os funcionários já no momento da seleção, pois são características mais pessoais do que profissionais.
Esses dois atributos são fundamentais, pois, como vimos no início deste post, a principal causa para insatisfação dos clientes é justamente a indiferença na hora do atendimento. Lembre-se de que estamos lidando com consumidores cada vez mais exigentes e conscientes a respeito dos seus direitos, por isso, coloque bons profissionais para representá-lo nas linhas de frente.
4 – Contar com treinamento e recrutamento
Para concluir, essa é uma dica destinada diretamente para os empreendedores. Investir em treinamento e recrutamento é a única forma de garantir um atendimento qualificado.
Pode ser interessante a contratação de empresas terceirizadas para atuar de forma pontual, prestando apenas o serviço de recrutamento ou treinamento, principalmente quando novos produtos são comercializados ou novos processos implementados na sua empresa. Essa é uma ótima forma para dar um basta na perda de clientes.
Você já adota todas as dicas acima? Aposte agora mesmo na qualidade dos seus profissionais! Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário!
Fique ligado também nas nossas redes sociais: Instagram | Facebook
FIQUE ATUALIZADO
Insira seu email e receba gratuitamente nossos conteúdos do blog!

Pingback: Por que o seu balconista é fundamental no bom atendimento ao clienteConselho Magistral()
Pingback: Tenha o melhor atendimento ao cliente com essas dicasConselho Magistral()
Pingback: 6 Dicas para divulgar a sua farmácia de manipulaçãoConselho Magistral()
Pingback: 4 ações para melhorar a percepção de valor dos seus funcionários - Conselho MagistralConselho Magistral()